Cuba-libre

janeiro 23, 2023

A atriz e diretora portuguesa Maria de Medeiros prepara filme sobre a Revolução Cubana

A Revolução Cubana imortalizou na História nomes como os de Ernesto Guevara, o Che Guevara (1928-1967), e o de Fidel Castro (1926-2016), guerrilheiro que acabou por governar a Ilha por 32 anos. Pensada para derrubar o governo de Fulgêncio Batista (1901-1973), ela contou com o apoio dos EUA que, tempos depois, acabaria por volta-se contra o novo regime. Essa trama, plena de ação e conspirações, daria um filme. Dará, melhor dizendo, e será levado à telona pela atriz e diretora portuguesa Maria de Medeiros, que viveu a Blanche de “Verdades secretas II”.

A atriz, que atuou em “Pulp fiction”, de Quentin Tarantino, começou a elaborar o projeto na medida em que foi concluindo seu longa mais recente, “Aos nossos filhos”, estrelado por Marieta Severo e lançado em 2022. Depois de ler e estudar sobre o assunto, a diretora começa a esboçar o roteiro.

– Esse tema desperta a minha atenção há muitos anos e, talvez, agora seja o momento de começar a colocá-lo em prática – antecipa ela ao NEW MAG.

Temas históricos são caros para a diretora. Um dos seus mais elogiados filmes é “Capitães de abril” (2000), que trata da Revolução dos Cravos, que, em 1975, culminou no fim da ditadura em Portugal, país de origem da artista, que divide-se entre aquele país e a França.

 

Posts recentes

Festão com xenhenhém

Preta Gil prestigia Alcione em aniversário que reuniu grandes personalidades no Rio de Janeiro

‘Não esperava ficar 30 anos na TV’

Alexandre Borges celebra 40 anos de carreira no palco e saúda a abertura da TV à Diversidade, aplaude Fernanda Torres e defende parcimônia com o whatsapp

De pedra a vidraça

Flávio Marinho reúne grandes talentos em lançamento de livro com textos dos tempos em que atuou na imprensa