As faces do gênio

dezembro 28, 2022

O legado de Darcy Ribeiro inspira série dirigida por Ana Maria Magalhães e exibida pela TV Cultura

Darcy Ribeiro (1922-1997) foi mais do que um apaixonado pelo Brasil. Ele viu na miscigenação o diferencial para nossa realização enquanto nação. A vida do sociólogo e antropólogo é passada a limpo pela diretora Ana Maria Magalhães em “O Brasil de Darcy Ribeiro”, série de cinco episódios que a TV Cultura começa a exibir a partir de domingo (1º de janeiro), sempre às 22h.

Admiradora do sociólogo, a diretora ficou amiga de Darcy ao participar de “Uirá, o índio à procura de Deus”, filme de Gustavo Dahl (1938-2011) a partir do relato colhido pelo antropólogo. Ela teve com a série a oportunidade de colocar uma lente de aumento sobre a relação desse importante pensador com cada área na qual ele atuou.

– A série é uma oportunidade de mostrar às pessoas a dimensão do Darcy na História brasileira. Sabíamos várias coisas sobre ele, mas quando se dimensiona tudo isso no contexto de cada época, você vai vendo como ele foi atuante em áreas como a da educação, a da política, antropologia e na literatura – explica a diretora ao NEW MAG.

E o resultado acabou por surpreendê-la. Ela se deu conta disso ao receber mensagem na qual um amigo chamava atenção para esse painel feito sobre Darcy – até então inédito no audiovisual. E tal dimensão não poderia ser mais atual:

– No fundo, sabia sobre o Darcy, mas não havia percebido sua dimensão em relação à História do país. Depois de tudo pronto, você vê a dimensão dele. Ele é muito atual e, por isso, a série ficou tão atual.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Nada de podre

Personalidades prestigiam o musical “Alguma coisa podre”, que aporta no Rio após ser aclamado em São Paulo

Ele tem a força

O desenhista norte-americano John Romita Jr, da Marvel Comics, volta ao Brasil como grande estrela da CCXP24

Ele vai fundo

Túlio Starling fala daquele que será seu primeiro protagonista na TV e das séries que estrelará este ano