Cheio de personalidades

dezembro 21, 2022

Biografia de Fernando Pessoa ganhadora do Pulitzer chega ao Brasil em edição com mais de mil páginas

Em se tratando de Fernando Pessoa (1888-1935), ele são muitos. Os mais célebres dos seus heterônimos são Alberto Caeiro, Álvaro de Campos e Ricardo Reis. Acontece que o célebre poeta português tinha outras personalidades que, somadas, ultrapassam a marca dos cem. Richard Zenith, norte-americano radicado em Lisboa, os conhece bem. Há mais de três décadas, ele estuda a obra do autor, tendo lido os mais de 25 mil papéis deixados pelo poeta, muitos deles num baú.

O resultado de tanta dedicação é “Pessoa, uma biografia”, a mais completa sobre o autor de “O livro do desassossego”. Laureada com o Pulitzer, o mais importante prêmio literário no mundo, a obra sai, neste fim de ano, no Brasil para alegria dos muitos fãs do poeta no país. Com tradução de Pedro Maia Soares, “Pessoa, uma biografia” chega às livrarias pela Companhia das Letras, em edição com 1.160 páginas.

O lançamento, nos EUA, foi festejado pelos mais importantes jornais daquele país. “Definitivo e sublime”, sentenciou o New York Times. Já o Financial Times reconheceu a picardia nos escritos de (e sobre) Pessoa, e foi além, tachando o livro de erudito e divertido. O reconhecimento não ficou somente na esfera jornalística, e o Pulitzer é prova disso. Certamente o primeiro de outros prêmios que virão.

MAIS LIDAS

Posts recentes

Retrato do gênio

Documentário sobre Dorival Caymmi chega enfim aos cinemas após ser aclamado em dez festivais

É cor de rosa choque

Conquistas femininas são debatidas por autoridades do gênero em encontro no Rio de Janeiro