Um dos eventos mais sofisticados do Rio de Janeiro voltará em 2023. E vai proporcionar aos participantes uma volta no tempo. Suspenso nos últimos dois anos devido à pandemia, o Baile do Copa será realizado no dia 18 de fevereiro, sábado de Carnaval, seguindo sua tradição. A noite de gala terá como inspiração o mote “Túnel do tempo: 1923-2023”, dando continuidade aos festejos pelos cem anos do Belmond Copacabana Palace, que abrirá as celebrações, como antecipado por NEW MAG, na sua noite de Réveillon.
A festa terá direção artística de Gustavo Barchilon e cenografia de Daniel Cruz e fará referências a personalidades e situações marcantes no centenário do estabelecimento. A decoração vai mesclar elementos atuais a outros que remeterão a 1923, ano de inauguração do hotel, que ajudou a projetar o Rio de Janeiro internacionalmente. O lobby do hotel, por onde entrará o público, será decorado com uma Op art em espiral para dar a ideia de que se está entrando num túnel do tempo.
– Traremos elementos como franjas, lampiões, plumas, alguns manequins vestidos com roupa da época e muitos tons de bege e dourado, um ambiente mais claro e clássico, trabalhando a similaridade com a arquitetura do salão – antecipa Cruz, responsável pela cenografia.
Dois importantes ícones do Copa estarão presentes na decoração. Um deles é o Cassino do hotel, desativado quando o jogo foi proibido no país, e o outro é a exclusiva Black pool, no sexto andar do prédio, onde já se banharam personalidades como a top Gisele Bündchen. Enquanto o primeiro será evocado nos salões laterais, cujos tetos serão cobertos com cartas de baralho, a piscina se fará presente na decoração dos salões principais. Já as varandas, terão longes com mobiliário prateado, numa atmosfera futurista.
– O presente é o que passa, o passado é o que fica e o futuro é agora! – constata Barchilon, chamando atenção para a diversidade do público do hotel: – Quis representar a diversidade cultural que o hotel representa, sejam jovens ou idosos, brasileiros ou estrangeiros, o Baile do Copa é pra todo mundo!