‘Despropósito inoportuno’

novembro 23, 2022

Marcelo Castello Branco, presidente da União Brasileira de Compositores, comenta a tentativa de mudança na Lei do Direito Autoral

Um projeto de lei (PL) criado há 25 anos colocou em alerta, esta semana, entidades que representam compositores e autores de segmentos como o audiovisual e a literatura. De autoria do ex-deputado Serafim Venzon (PDT-SC), o projeto de lei 3968\97 propõe alterar de forma drástica a Lei do Direito Autoral (9.610\98). Sim, a proposta tramita na Câmara dos Deputados desde 1997 e, nos estertores do mandato do presidente Jair Bolsonaro, foi colocada à votação em caráter de urgência.

A pauta, que não foi debatida por nenhuma das comissões da casa, coloca uma pá de cal na arrecadação de direitos autorais, isentando da cobrança eventos filantrópicos e de entidades públicas. Presidente da União Brasileira de Compositores (UBC), Marcelo Castello Branco expôs ao NEW MAG sua visão sobre o pleito.

– É um despropósito inoportuno querer, nos últimos atos de um governo , passar um cardápio de leis desta natureza sem o devido e democrático debate. A nossa posição e da comunidade de artistas  — defende Castello Branco.

A UBC  é uma das 30 instituições signatárias de uma carta de preocupação e discordância  quanto às mudanças na legislação de Direitos Autorais. O documento, redigido e apresentado na última terça-feira (22), é assinado por entidades como a Fundação Roberto Marinho e a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

“Conclamamos os parlamentares da Câmara dos Deputados a retirarem o PL 3968/1997 da pauta de votação do Plenário e, por consequência, tratarem o tema dos Direitos Autorais com a seriedade que esse merece, promovendo os debates necessários à sua análise técnica, e respeitando o rito de debate dos processos legislativo e da Administração Federal”, pedem as instituições no parágrafo que encerra o texto.

Crédito da imagem: Miguel Sá

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo