A produção artística de nossos hermanos argentinos chega ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. No último sábado (19), o espaço inaugurou a mostra “Un lento venir viniendo – Capítulo I”, com uma inédita seleção de obras da Colección Oxenford, uma das mais importantes coleções de arte contemporânea da Argentina. A coleção é fruto de uma paixão do empresário e colecionador argentino Alec Oxenford pela arte contemporânea argentina, e de sua convicção na necessidade de apoio à cena local.
– Comecei minha coleção em 2008 decidindo incorporar, em sua maior parte, obras de artistas vivos e adquiridas exclusivamente através de galerias de arte. Eu gosto de viver minha época através da arte. O que mais me interessa é que a arte gera uma série de perguntas para as quais eu não tenho respostas – afirma Alec.
Com a curadoria do poeta argentino Mariano Mayer, a mostra é composta de 57 obras e apresenta uma diversidade de linguagens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações visuais e sonoras, performances, esculturas, colagens e publicações. Destaque também para trabalhos de artistas fundamentais para a arte contemporânea argentina como Guillermo Kuitca, Julio Le Parc, Alejandra Seeber e Marcelo Pombo entre outros.
A Colección Oxenford reúne um panorama de obras de arte argentina das primeiras décadas do século XXI e alguns trabalhos prévios a este período, devido à sua relevância para o contexto da arte contemporânea no país.
Crédito das fotos: Cristina Granato