Arte como resposta

novembro 20, 2022

Convidados marcam presença na abertura de uma das principais coleções de arte contemporânea da Argentina em cartaz no Rio de Janeiro

A produção artística de nossos hermanos argentinos chega ao Museu de Arte Contemporânea (MAC) em Niterói, região metropolitana do Rio de Janeiro. No último sábado (19), o espaço inaugurou a mostra “Un lento venir viniendo – Capítulo I”, com uma inédita seleção de obras da Colección Oxenford, uma das mais importantes coleções de arte contemporânea da Argentina. A coleção é fruto de uma paixão do empresário e colecionador argentino Alec Oxenford pela arte contemporânea argentina, e de sua convicção na necessidade de apoio à cena local.

Comecei minha coleção em 2008 decidindo incorporar, em sua maior parte, obras de artistas vivos e adquiridas exclusivamente através de galerias de arte. Eu gosto de viver minha época através da arte. O que mais me interessa é que a arte gera uma série de perguntas para as quais eu não tenho respostas – afirma Alec.

Com a curadoria do poeta argentino Mariano Mayer, a mostra é composta de 57 obras e apresenta uma diversidade de linguagens, entre pinturas, fotografias, vídeos, instalações visuais e sonoras, performances, esculturas, colagens e publicações. Destaque também para trabalhos de artistas fundamentais para a arte contemporânea argentina como Guillermo Kuitca, Julio Le Parc, Alejandra Seeber e Marcelo Pombo entre outros.

A Colección Oxenford reúne um panorama de obras de arte argentina das primeiras décadas do século XXI e alguns trabalhos prévios a este período, devido à sua relevância para o contexto da arte contemporânea no país.

Crédito das fotos: Cristina Granato

Nazareth e Oskar Metsavaht com Alec Oxenford (ao centro)
Fernando Ticoulat , Marina Dias Teixeira , João Paulo Siqueira Lopes , Mariano Mayer ,Inés Katzenstein e Alec Oxenford
Leonel Kaz e Emilio Kalil

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo