Além de dar show no quesito musical, Iza vai usar toda a sua potência para fortalecer o negócio de empreendedores negros. Em parceria com o Instituto de Identidades do Brasil (IDBR), com apoio da Risqué e da Devassa, a artista lançará edital para selecionar projetos de pequenos empresários negros nos segmentos de alimentação, entretenimento, beleza, moda e negócios de impacto social. Para isso, a cantora comprometeu-se a disponibilizar R$ 500 mil para ajudar inscritos de todo o Brasil. A iniciativa será anunciada oficialmente no domingo (20), Dia da Consciência Negra, durante show que Iza apresentará na Concha Acústica do Teatro Castro Alves, em Salvador (BA).
– Sempre quis investir em um projeto que impactasse os empreendedores negros brasileiros efetivamente. A pandemia, que afetou diretamente a classe trabalhadora, me fez refletir sobre como poderia usar minha representatividade para ajudar essas pessoas que sofrem tanto com a disparidade do acesso às oportunidades e à inserção ao mundo produtivo – conta a artista.
Serão 20 finalistas, cinco em cada categoria, que participarão de oficinas de formação em empreendedorismo, com dois vencedores por categoria. A escolha dos projetos será feita por um conselho próprio, formado por profissionais do IDBR, e por jurados especializados de cada área. A premiação será em abril, e o repasse, no mês seguinte. Além disso, o edital vai destinar 50% das vagas para empreendimentos nas regiões Norte e Nordeste do país.
– Sou uma mulher negra, vinda do subúrbio carioca, e sei da realidade da população negra periférica. Por isso quis investir meu tempo e meu dinheiro nesse projeto que abre espaço para que algumas pessoas avancem em seus sonhos, além de propiciar a capacitação de muitos empreendedores. Espero que, com isso, consiga ajudar na inclusão dos profissionais pretos no mercado de trabalho além de poder inspirar outros artistas – completa a cantora.
As inscrições serão online e poderão ser feitas até 11 de dezembro através do formulário disponível no site do edital “Entra na Roda”.
Crédito da foto: Reprodução.