Vozes da resistência

novembro 17, 2022

Estreia de peça inspirada em livro de Solomon Northup reúne personalidades no Rio de Janeiro

Nada melhor do que a arte para nos fazer repensar falas que podem ferir os outros. Os atores Carmo Dalla Vecchia, Dani Ornellas e David Junior propõem a urgente reflexão sobre o racismo estrutural no espetáculo  “12 anos ou a memória da queda”. Inspirada no livro “12 anos de escravidão” de  Solomon Northup (1808-1863), a peça estreou na última quarta-feira (16), no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro,  sob a direção de Onisajé e Tatiana Tiburcio.

– Reconstruímos essa história a partir da compreensão atual de quem é esse sujeito negro e o que significa essa liberdade pra ele. Ainda vivemos processos de escravização de diversas formas, no interior do nosso país, e de formas sutis, mas muito bem compreendidas por quem os sofre. É preciso revisitar essa história e reconstruí-la a partir de um olhar feminino, negro, matriarcal e onírico – afirma Tatiana.

O texto original conta a história de um homem negro que, após aceitar trabalho que o leva a outra cidade, é sequestrado e escravizado por 12 anos. A ideia de levar o clássico para o teatro partiu do ator, diretor e empreendedor Felipe Heráclito Lima, ao se deparar com uma pesquisa sobre trabalhadores em regime análogo à escravidão em fazendas na Ilha de Marajó (PA).

– Estar em cena nesta peça é muito profundo, porque traz histórias muito próximas a situações que eu vivencio como mulher preta e artista brasileira. Como minha personagem diz em cena, “Sou eu, mesmo quando eu não estou lá. É você, mesmo quando você não está lá” – conta Dani Ornelas, que está de volta ao teatro, onde começou a carreira há 27 anos.

Crédito das fotos: Cristina Granato

Dani Ornellas, Carmo Dalla Vecchia, Tatiana Tiburcio, Onisajé e David Junior
Nando Cunha, Flávia Reis e Danielle Olímpia
Dan Ferreira e Jessica Ellen

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo