‘Viva Gal Costa!’

novembro 16, 2022

Música, emoção e cortejo marcam a missa em memória de Gal Costa, celebrada no Rio de Janeiro

Foi celebrada no Rio de Janeiro, na noite da última terça-feira (15), a primeira das duas missas pelo sétimo dia da morte da cantora Gal Costa. A homenagem foi celebrada pelo padre Jorjão e reuniu amigos e fãs da artista. Em se tratando de Gal, uma de nossas maiores cantoras, música e emoção não faltaram.

A homenagem foi acompanhada por artistas e empresários do meio musical. A cantora Bebel Gilberto, o casal de atores Sophie Charlotte e Daniel Oliveira, a ex-ministra da Cultura Ana de Hollanda e o empresário Luiz Oscar Niemeyer, que presidiu a gravadora BMG, eram alguns dos presentes. O cantor e compositor Moreno Veloso, afilhado da artista, era dos mais emocionados.

A cerimônia foi aberta com “Força estranha”, de Caetano Veloso, executada ao vivo por um cello. Irmão da cantora, Guto Burgos foi chamado ao púlpito e lembrou o quão solícita a artista era com ele e com a família:

– Todas as vezes em que precisei, Gal tinha disposição para me ouvir e me aconselhar.

Durante a homilia, padre Jorjão discorreu sobre a voz da artista, chamada por ele de “instrumento de Deus” e demonstrando conhecimento sobre a trajetória da cantora. Um dos álbuns comentados por ele foi “Gal canta Caymmi”, lançado em 1976. Assim que o sacerdote encerrou sua fala, os versos de “Alguém cantando”, outra canção de Caetano, foram ouvidos e a emoção tomou conta de todos.

Antes de a missa terminar, o padre perguntou se alguém gostaria de se pronunciar, no que um grito de “Viva Gal Costa!” foi ouvido, provocando aplausos demorados – e merecidos – à memória da artista.

Finda a cerimônia, os músicos seguiram tocando em direção à praia, no que foram seguidos pelos presentes, como o ator Humberto Carrão. A parada foi na área que, nos anos 1970, ficou conhecida como Dunas da Gal. A homenagem acabou unindo tradição e vanguarda. E não poderia ser diferente em se tratando de Gal Costa.

Fãs e amigos de Gal Costa acompanham a missa em homenagem à artista

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo