Criador de personagens antológicos como o Ruy de “Os normais” e o Jorge Horácio de “Minha nada mole vida”, Luiz Fernando Guimarães estreia na literatura. Ele passa sua trajetória a limpo em “Eu sou uma série de 11 capítulos, a autobiografia” (Globo Livros). O ator conta, na empreitada, com parceiros em projetos memoráveis: as atrizes Fernanda Torres e Regina Casé assinam, respectivamente, o prefácio e o posfácio da obra, enquanto o cantor e compositor Eduardo Dussek responde pela orelha da edição.
A obra traz ainda depoimentos de grandes nomes como os das atrizes Fernanda Montenegro e Claudia Raia, de Evandro Mesquita, ao lado de quem o ator começou no teatro; e do roteirista Alexandre Machado, criador da série “Os normais” juntamente com sua mulher, a saudosa escritora Fernanda Young.
Sem seguir uma linha cronológica, o livro abarca, com leveza e bom humor, o começo da carreira artística do ator, no lendário grupo Asdrúbal trouxe o trombone, até ele se tornar pai, aos 70 anos. Há também situações curiosas como a vez em que o artista foi a um velório e viu-se no meio de um tiroteio. Outro episódio é o da ajuda ao irmão mais velho no tempo em que este militou contra a ditadura militar. O livro será lançado no dia 25 de novembro na Livraria da Travessa do Shopping Leblon.