Christiane Torloni é uma das atrizes mais queridas pelo público. A artista teve mais uma prova disso. Seu nome foi escolhido para batizar uma biblioteca no Rio de Janeiro. A Biblioteca Comunitária Christiane Torloni foi inaugurada na manhã deste sábado (12), em Cordovil, Zona Norte da cidade. A escolha do nome da atriz partiu dos próprios moradores do bairro e teve a ver também com seu ativismo ambiental, em especial pela defesa da Amazônia.
O espaço é o 29º inaugurado pelo Favelivro, projeto criado pelo livreiro Demezio Batista e pela professora Verônica Marcílio e que, desde 2012, inaugura bibliotecas em áreas carentes. O espaço vai funcionar dentro da ONG Casa de Bambas, no Conjunto Habitacional da Cidade Alta, onde vão acontecer também eventos culturais.
– A gente está vivendo um momento muito importante no Brasil agora. Mais do que nunca, a gente precisa ficar do lado do bem, do bom, do belo e do justo. Conheço poucas ferramentas para o bom, o belo e o justo como os livros. Tive oportunidade de nascer numa família de artistas e aprendi a ler antes de entrar na escola – explicou a atriz homenageando, em seguida, seus pais, os atores Monah Delacy e Geraldo Matheus: – Minha mãe foi da primeira turma de uma escola de Artes Dramáticas em São Paulo. Ela e meu pai precisavam decorar textos, e aprendi a ler com eles. Filho de artista vai sendo carregado para tudo quanto é lado e tinha sempre algo perto de mim para não me sentir sozinha. Esse algo era o livro.
Parte do acervo da biblioteca foi doada pela própria atriz. Muitas das obras trazem dedicatórias de grandes nomes da Literatura como a escritora e imortal Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL):
– Nesse tempo em que as pessoas andam tão nervosas e angustiadas, o livro é um convite para a gente se acalmar. Fiz questão de trazer livros que foram dedicados a mim. Vocês vão ter a oportunidade de folhear livros que foram objetos de estudo para mim. Fiz questão de não retirar as dedicatórias para vocês saberem que um pedacinho de mim vai estar aqui.