Saber compartilhado

novembro 12, 2022

Christiane Torloni batiza biblioteca no Rio de Janeiro e retribui o carinho doando alguns dos seus livros

Christiane Torloni é uma das atrizes mais queridas pelo público. A artista teve mais uma prova disso. Seu nome foi escolhido para batizar uma biblioteca no Rio de Janeiro. A Biblioteca Comunitária Christiane Torloni foi inaugurada na manhã deste sábado (12), em Cordovil, Zona Norte da cidade. A escolha do nome da atriz partiu dos próprios moradores do bairro e teve a ver também com seu ativismo ambiental, em especial pela defesa da Amazônia.

O espaço é o 29º inaugurado pelo Favelivro, projeto criado pelo livreiro Demezio Batista e pela professora Verônica Marcílio e que, desde 2012, inaugura bibliotecas em áreas carentes. O espaço vai funcionar dentro da ONG Casa de Bambas, no Conjunto Habitacional da Cidade Alta, onde vão acontecer também eventos culturais.

– A gente está vivendo um momento muito importante no Brasil agora. Mais do que nunca, a gente precisa ficar do lado do bem, do bom, do belo e do justo. Conheço poucas ferramentas para o bom, o belo e o justo como os livros. Tive oportunidade de nascer numa família de artistas e aprendi a ler antes de entrar na escola – explicou a atriz homenageando, em seguida, seus pais, os atores Monah Delacy e Geraldo Matheus: – Minha mãe foi da primeira turma de uma escola de Artes Dramáticas em São Paulo. Ela e meu pai precisavam decorar textos, e aprendi a ler com eles. Filho de artista vai sendo carregado para tudo quanto é lado e tinha sempre algo perto de mim para não me sentir sozinha. Esse algo era o livro.

Parte do acervo da biblioteca foi doada pela própria atriz. Muitas das obras trazem dedicatórias de grandes nomes da Literatura como a escritora e imortal Nélida Piñon, primeira mulher a presidir a Academia Brasileira de Letras (ABL):

– Nesse tempo em que as pessoas andam tão nervosas e angustiadas, o livro é um convite para a gente se acalmar. Fiz questão de trazer livros que foram dedicados a mim. Vocês vão ter a oportunidade de folhear livros que foram objetos de estudo para mim. Fiz questão de não retirar as dedicatórias para vocês saberem que um pedacinho de mim vai estar aqui.

A atriz recebeu flores e posou com crianças da comunidade

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo