Raízes brasileiras

novembro 4, 2022

O cantor Tiago Iorc homenageia Marília Mendonça e une afeto à brasilidade em novo álbum

“O afeto é um dos maiores tesouros do Brasil”. Para chegar a esta conclusão, o cantor e compositor Tiago Iorc levou algum tempo. Ele, que começou sua carreira cantando em inglês, descobriu a brasilidade sonora que precisava para o novo disco. E encontrou na companheira, a escritora Duda Rodrigues, a parceira ideal. Os dois assinam seis das dez faixas do álbum, apropriadamente intitulado “DARAMÔ”. 

Meu processo criativo sempre foi bastante solitário, e sempre gostei disso. Com a pandemia, no entanto, aprendi muito sobre a beleza do oposto, de como é bonito aprender a partilhar, a abrir espaço para diferentes formas de criar, de existir. Tudo se torna mais plural, mais rico. Eu e minha companheira, Duda, passamos muito tempo juntos nesse período em que ela se descobriu compositora. Escrevemos muita coisa, e o álbum reflete bastante essa troca – conta Tiago ao NEW MAG.

Gravado na Bahia, o álbum tem produção musical de Paul Ralphes e direção executiva de Carlos Taran. A faixa “Saudade boa” foi eleita a faixa de trabalho do disco, com direito a videoclipe já disponível no canal do artista no Youtube.

Já a faixa “Que cansaço não é amar” tem a participação das Ganhadeiras de Itapuã, formado por senhoras, crianças e músicos locais, que nasceu da vontade coletiva de resgatar e valorizar a cultura e a identidade do bairro de Itapuã, em Salvador, Bahia. Outro ponto alto do disco é a homenagem de Tiago à cantora sertaneja Marília Mendonça (1995-2021), de quem recria a canção “Ciumeira”.

A música tem me permitido mergulhar cada vez mais na minha brasilidade e tem sido bonito esse processo de descoberta. Este é o álbum mais brasileiro que já fiz – declara o cantor.

Crédito da foto: Hugo Toni

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo