Gol de placa

novembro 2, 2022

O ex-jogador Paulo Cézar Lima, o Caju, foi escolhido Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio França-Brasil

O ex-jogador de futebol Paulo Cézar Lima, o Caju, foi escolhido Personalidade do Ano pela Câmara de Comércio França-Brasil. Tricampeão do Mundo em 1970 e na Copa da França pelo Olympique de Marselha, Paulo Cezar abriu o mercado francês para os jogadores brasileiros ao ser negociado pelo Flamengo em 1974. Com a transferência, passou a ser  ídolo também na Europa, sobretudo na França. A cerimônia está marcada para 17 de novembro no Jockey Club do Rio de Janeiro.

Caju recebeu do então presidente francês Francois Hollande, em 2017,  a Ordre National de la Légion d’Honneur (Ordem Nacional da Legião da Honra), criada por Napoleão Bonaparte em 1802 e a mais importante comenda do governo francês. O ídolo ganhou, na ocasião, o título de “Monsieur Paul Cèzar”, numa cerimônia no Hotel Sofitel, em Copacabana.

Fundada há mais de 100 anos, a Câmara de Comércio França-Brasil escolhe, desde 2001, um grande nome para homenagear de áreas como econômica, política, meio ambiente, cultura e ciência. A homenageada no ano passado foi a presidente da Fundação Oswaldo Cruz, Nísia Trindade Lima, e a láurea já foi concedida a personalidades como o fotógrafo Sebastião Salgado e a jornalista Ruth de Aquino, entre outros.

Paulo Cezar Lima, o Caju, na época em que integrou a Seleção Brasileira

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo