Voz marcante da MPB

outubro 13, 2022

Família Buarque de Hollanda prestigia documentário sobre a cantora Miúcha no Festival do Rio

O Festival do Rio exibiu, no Cine Odeon, Centro do Rio de Janeiro, na noite da última quarta-feira (12) o documentário “Miúcha – a voz da Bossa Nova”. A atriz Marieta Severo esteve no tapete vermelho ao lado das filhas Silvia, Helena e Luísa Buarque que, juntas, prestigiaram o filme sobre o legado da tia Miúcha (1937-2018), irmã do cantor e compositor Chico Buarque. Quem também marcou presença foi o músico Chico Brown (neto do Chico), além de nomes da nossa MPB como Joyce Moreno e Jards Macalé.

Miúcha é uma anti-musa, não por uma questão estética, mas por uma questão de comportamento, ela realmente rompeu com vários costumes e ela foi de encontro a vários padrões e, assim, ela fez desse lugar na Bossa Nova, na história da música popular brasileira, muito mais desconstruído e muito menos bibelô porque as mulheres não queriam se colocar nesse lugar, mas durante muito tempo elas foram empurradas para esse lugar – afirma Liliane Mutti, que dirige o documentário ao lado de Daniel Zarvos.

O filme, em formato road movie, percorre cidades como Nova York, Paris, Cidade do México e Rio de Janeiro e costura imagens revelando os percalços de Miúcha, uma mulher latino-americana no showbiz internacional. Em sua jornada, a cantora e compositora conviveu com os chamados “grandes homens”: foi mulher de João Gilberto, pupila de Vinícius de Moraes, irmã de Chico Buarque e parceira de Tom Jobim.

Ela estava viva quando a gente começou a fazer o filme, então ela foi vendo, a gente foi conversando, ela participou muito! – conta Daniel Zarvos.

Crédito das fotos: Cristina Granato e Eny Miranda

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo