Um dos grandes nomes do jornalismo no Brasil, Otto Lara Resende (1922-1992), tem a sua história contada, pela primeira vez, na biografia “Otto: de trás p/ diante”, que participa da Mostra Retratos do Festival do Rio. Com a direção da jornalista Helena Lara Resende, filha de Otto, e do diretor Marcos Ribeiro, o documentário será exibido neste domingo (09), no Estação Net Gávea, Zona Sul do Rio de Janeiro.
– O documentário é pra mim uma homenagem ao centenário do meu pai e uma forma de lidar com a saudade que sinto dele todos os dias – conta Helena, que junto da mãe, a também Helena Pinheiro de Lara Resende, revela cartas e bilhetes escritas pelo pai no longa.
A produção é baseada na carta/resposta do jornalista mineiro enviada ao amigo Paulo Mendes Campos, que lhe fez a pergunta: “Quem é Otto Lara Resende?” No documentário, o ator Rodolfo Vaz dá vida a Otto e a atriz Júlia Lemmertz lê trechos de suas obras literárias, entre elas, o sucesso “Boca do Inferno”.
Otto começou a carreira no jornalismo com apenas 18 anos, foi imortal da Academia Brasileira de Letras, e passou pelos principais veículos de notícia carioca como o Jornal do Brasil, o Correio da Manhã e o Globo.
– Não é fácil encarar o vasto e rico universo do escrito e jornalista Otto Lara Resende.
A saída foi o afeto, e o filme procura emocionar, entreter, informar, refletir, e sobretudo revelar a humanidade que transborda da vida e obra dele, tão necessária nos dias de hoje – finaliza o diretor Marcos Ribeiro.