Pela Liberdade

outubro 5, 2022

A atriz Juliette Binoche e outras celebridades francesas cortam o cabelo em protesto pela morte da iraniana Mahsa Amini

O que Juliette Binoche,  Marion Cotillard, Isabelle Huppert e Charlotte Gainsbourg têm em comum? Além de excelentes atrizes, elas se solidarizaram com as mulheres iranianas. As quatro decidiram cortar madeixas dos próprios cabelos em protesto à morte da jovem Mahsa Amini, assassinada aos 22 anos após ser presa por não usar corretamente o véu, violando o rígido código imposto à população feminina do Irã.

Com a hashtag #HairforFreedom, o vídeo foi publicado, na tarde desta quarta-feira (05),  na conta “soutienfemmesiran”, que quer dizer algo como “apoie as mulheres do irã”. Enquanto as atrizes cortam os cabelos em frente às câmeras, a música “Bella Ciao”, clássico hino de liberdade e resistência, toca ao fundo interpretado por uma ativista iraniana.

“Essas pessoas só esperam ter acesso às liberdades mais essenciais. Essas mulheres, esses homens, pedem nosso apoio. Sua coragem e sua dignidade nos compelem. É impossível não denunciar repetidas vezes esta terrível repressão. Já existem dezenas de homens e mulheres mortos, incluindo crianças. As prisões só aumentam o número de prisioneiros já detidos ilegalmente e, muitas vezes, torturados. Decidimos assim responder ao chamado que nos foi lançado cortando, também nós, algumas destas fechaduras”, explica o texto publicado pelo coletivo no post.

Crédito da foto: Reprodução

Celebridades francesas cortam os cabelos em apoio às mulheres iranianas

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo