As histórias de luta e superação de mulheres que batalharam para conquistar seu lugar no esporte são contadas na exposição “As Primeiras Damas do Atletismo Brasileiro”. Em cartaz no Espaço Cultural dos Correios, em Niterói, no Rio de Janeiro, a iniciativa é uma homenagem à Eleonora Mendonça, Melânia Luz, Érica Lopes, Silvina Pereira e Conceição Geremias, atletas que foram destaques no atletismo e marcaram a história no esporte nacional. A mostra tem produção do Instituto Eleonora Mendonça e da EntreArte, com curadoria de Carlos Bertão e design e iluminação expográfica de Alê Teixeira.
– Decidi realizar este projeto como uma maneira de homenagear e contar a história dessas grandes primeiras-damas que tanto contribuíram para o esporte brasileiro – afirma Eleonora Mendonça, primeira mulher a representar o Brasil em uma maratona olímpica nos jogos de Los Angeles, em 1984. Além disso, a atleta e ativista que levou o nome do Brasil aos mais importantes pódios do mundo é fundadora da PRINTER, primeira empresa organizadora de corridas de rua do Brasil.
Entre as homenageadas está Conceição Geremias, sucesso nos Jogos Pan-Americanos de Caracas (1983) ao ganhar a medalha de ouro no heptatlo e bater o recorde sul-americano da especialidade. Também competiu nas Olimpíadas de Moscou (1980), Los Angeles (1984) e Seul (1988), e até hoje compete na categoria veteranas. Outra pioneira, Melânia Luz (1928-2016), também é celebrada. Ela foi a primeira atleta negra a integrar uma equipe brasileira olímpica de atletismo nos Jogos de Londres, em 1948.
A mostra reúne uma série de objetos que foram usados pelas atletas ao longo de toda a trajetória nas pistas de corrida como uniformes, tênis, faixas, medalhas e troféus. Além das peças, a exposição apresenta o trabalho dos artistas Camila Sanpe, Mara da Costa Dutra e Igor Beac, com obras feitas especialmente para homenagear as damas.