Poesia viva

outubro 2, 2022

Obra da poeta Neide Archanjo será interpretada pela primeira vez em espetáculo teatral

Era teatro e parecia ser poesia. Era as duas coisas. Maior nome feminino da poesia brasileira contemporânea, Neide Archanjo (1940-2022) terá pela primeira vez uma obra literária adaptada à cena teatral. Lançado em 1997, “Pequeno oratório do poeta para o anjo”, oitavo livro da autora, será interpretado no palco pela atriz Ana Cecília Costa, amiga da poeta e conhecida do grande público pela Missade da novela “Órfãos da Terra”, da TV Globo.

A autora costumava dizer que o livro era composto de um único poema dividido em 16 partes. No solo, dirigido por Luciana Lyra, Ana Cecília interpreta os 16 textos ao longo de 40 minutos. A atriz não estará exatamente sozinha. Ela terá a companhia da musicista Érika Nande que executa, ao vivo, a trilha criada para a encenação.

– Trata-se de uma encenação e não de um recital, com a Erika Nande tocando alguns instrumentos e apresentando a trilha composta especialmente para esse trabalho. É uma ação entre amigos e amigas da poeta, e estou feliz por estarmos homenageado a Archanjo –explica Ana Cecília, que tem planos de trazer o solo para o Rio de Janeiro, cidade onde a poeta viveu por muitos anos.

Neide enfrentou graves problemas de saúde nos últimos anos de vida e morreu, aos 82 anos,  esquecida pelos suplementos literários e pelos cadernos culturais, muitas vezes mais interessados em modernidades efêmeras.

O solo estreia nesta segunda-feira (03), na Biblioteca Mario de Andrade, em São Paulo, onde poderá ser visto nas outras segundas-feiras do mês, às 19h, com entrada franca.

A atriz Ana Cecília Costa. Crédito: Laercio Luz

 

MAIS LIDAS

Posts recentes

Presença auspiciosa

O lama Dzongsar Khyentse Rinpoche ganha homenagem de uma das mais queridas atrizes brasileiras. Vem saber

Noite concorrida

Personalidades prestigiam Luiz Roberto Nascimento Silva em lançamento de livro no Rio de Janeiro

Bença, Madrinha

Beth Carvalho é reverenciada por 31 vozes da MPB em projeto que atesta sua importância e seu pioneirismo