Escrito pelo historiador israelense Yuval Noah Harari, “Sapiens: Uma breve história da humanidade” fascina leitores no mundo. No Brasil, inclusive. Vera Holtz é um deles. A ponto de a atriz voltar aos palcos, depois de três anos afastada, com uma adaptação da obra. Vera é a estrela de “Ficções”, escrita e dirigida por Rodrigo Portella, com quem trabalha pela primeira vez. Idealizada por Felipe Heráclito Lima, a montagem estreia nesta quarta (28) no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro.
No espetáculo, a atriz dá vida a diversos personagens da obra literária, que já vendeu mais de 23 milhões de exemplares no mundo. Ela divide a cena com o músico italiano Federico Puppi, autor da trilha sonora original, e brinca, instiga e provoca o público num jogo de música e improviso em que assume personagens e, outras vezes, é ela própria em cena.
– A obra de Yuval reflete sobre a evolução da espécie humana, ao longo de 300 mil anos, e sobre a capacidade de criar “ficções”, imaginar coisas de forma coletiva que envolvem tudo ao nosso redor como o conceito de nação e os sistemas políticos – explica Felipe Heráclito, que, além de idealizador, é o produtor da montagem.