O dia 21 de setembro representa uma conquista para os portadores de deficiência. A data busca, desde 2005, conscientizar sobre os desafios que uma pessoa com deficiência enfrenta na vida. E isso inclui pautas como inclusão, mobilidade, acessibilidade e respeito. Uma instituição que se dedica a essas causas é a ONG One by One. Criada em 2004, a instituição dedica-se a doações de cadeiras de rodas, cestas básicas, fraldas e alimentos. Em 2021, foram doadas 12 cadeiras de rodas a partir da campanha que recolheu tampinhas de garrafa.
Um fato chamou, ao longo dos anos, a atenção de Teresa Stenguel, fundadora e presidente da instituição: muitas das famílias com pessoas com deficiência são comandadas por mulheres. A questão levou a ONG a ampliar o campo de atuação para temas relacionados ao empreendedorismo e ao trabalho doméstico.
– Cem por cento das famílias assistidas pela ONG estão em situação vulnerável. Desse total, 75% possuem as mães como chefes de família. Elas chegam desamparadas e sem saber o que fazer. Então, nós também orientamos essas mães para que elas também consigam empreender, trabalhar de casa e, assim, ter oportunidades – conta Teresa Stenguel.
Outro foco no trabalho é o da inclusão dos jovens no mercado de trabalho. Para tanto, é necessário investir na educação tecnológica e na inclusão digital:
– Trabalhamos 100% do potencial dessas crianças. Assim como eu e você, temos nossas limitações. Então, precisamos pensar ainda mais na necessidade dessas crianças para adaptá-las às atividades em que possam se sentir incluídas. Nosso ponto forte é a tecnologia inclusiva e fazemos as atividades sempre em grupo, para trabalhar a convivência e a coletividade. É muito bonito ver as pessoas desenvolvendo olhares diferentes sobre esta realidade. Por isso, é essencial termos mais acessibilidade, educação e transporte de qualidade.
Crédito das fotos: Vera Donato