Líderes de 23 religiões vão se reunir, no Rio de Janeiro, no 1º Congresso Inter-religioso Internacional. São nomes como o do cardeal arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta; o lama Richen Khyenrab, discípulo do Dalai Lama, o cacique Carlos Tukano, presidente do Conselho estadual do Direito do Índio, e Dona Maria do Nascimento (Mãe Meninazinha de Oxum), entre outros.
Uma das motivações do encontro, promovido pelo Intituto Expo-Religião, é o crescimento de demonstrações de intolerância religiosa no país.
– Diante do número assustador de casos de intolerância e racismo, que tomamos conhecimento todos os dias, e da banalização dos discursos de ódio, precisa haver um caminho para nos pacificarmos – explica Luzia Lacerda, idealizadora do encontro e que, há 11 anos, realiza eventos dedicados ao respeito religioso.
O evento acontece entre os dias 16 e 18 deste mês, no Hotel Prodigy, no Centro da cidade, e contará também com a participação de professores, juristas e nomes da imprensa. A programação trará ainda três painéis sobre temas como Liberdade, Intolerância e Políticas Públicas.
– Serão muitas as palestras, sempre tendo a paz como tema principal – arremata Lacerda.